sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pesquisa desvenda anseios de jovens em seis países da América do Sul
Publicado por Amanda Barahona em 13 de fevereiro de 2008
Com informações
do Ibase e da MaxPress


Educação de qualidade, com ênfase na formação profissional, e trabalho decente estão entre os principais anseios de jovens sul-americanos. Essa é uma das constatações da pesquisa Juventude e Integração Sul-Americana que será apresentada oficialmente no próximo dia 18 de fevereiro, em Brasília, durante a posse do novo Conselho Nacional de Juventude (que reúne 60 representantes do poder público e movimentos sociais).

A equipe do estudo, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Instituto Polis), ouviu 960 jovens e especialistas em juventude para saber o que querem e o que pensam garotos e garotas que participam de organizações e movimentos juvenis na América do Sul. Fizeram parte do levantamento, realizado ao longo de 2007, seis países da América do Sul - Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Ao todo, foram retratados dezenove grupos de jovens (entre 15 e 29 anos) em diferentes situações. Os pesquisadores ouviram desde cortadores de cana (Brasil), passando por integrantes de movimentos hip-hop e estudantis até jovens empregadas domésticas (Bolívia).

Segundo o pesquisador do Ibase, Maurício Santoro, o estudo identifica seis demandas principais. “O que apareceu com mais força, tanto no Brasil como nos demais países, foram as demandas por educação. Não é por qualquer educação, mas aquela que favoreça a inserção no mercado de trabalho e à qualidade de vida”, explica. Estão em destaque ainda: ecologia, cultura, segurança e transporte (esta última, foco das maiores mobilizações recentes de jovens na América do Sul). Santoro lembra que todas as seis temáticas contam com recomendações aos órgãos governamentais para a adoção de políticas públicas.

O objetivo do trabalho - que tem o apoio do International Development Research Centre (IDRC, do Canadá) e foi executado por instituições locais de pesquisa - é levantar subsídios para a criação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para os jovens, especialmente no âmbito do Mercosul (que desde 2006 possui uma instância específica para a formulação de políticas para este segmento).

Nenhum comentário: